Conteúdos Prováveis no Enem


Muito provável
A parte de análise combinatória - fatorial, binomial, contagem, arranjo, permutação e combinações - será importante para o candidato estudar probabilidade, conteúdo com alta incidência nas provas deMatemática. "É uma matéria que nunca falta, assim como geometria, trigonometria e funções", afirma o professor Bonfim Eron, do Cursinho Henfil.
Segundo ele, os exercícios costumam ser clássicos, como os que pedem para calcular as chances de se pegar tal bolinha de um conjunto, como este: “em uma urna há 5 bolas verdes, numeradas de 1 a 5, e 6 bolas brancas, numeradas de 1 a 6. Dessa urna retiram-se, sucessivamente e sem reposição, duas bolas. Quantas são as extrações nas quais a primeira bola sacada é verde e a segunda contém um número par?” (Cesgranrio, 2008)
Das disciplinas de exatas, colocamos Química de intermediária porque o conteúdo desta semana não exige muitos cálculos. Em cinética química, é importante entender os conceitos de colisões moleculares e energia de ativação para avançar na resolução de perguntas sobre os fatores que influem na velocidade de reação: temperatura, superfície de contato, catalisador, concentração dos reagentes.
"O assunto é mais conceitual, não tem muitos cálculos matemáticos. Nos vestibulares, explora-se muito se uma reação precisa de temperatura maior ou menor, maior ou menor concentração, a ação do catalisador”, afirma o professor Armando Muller, do Cursinho CPV.
Segundo ele, o conteúdo costuma aparecer, mas com menos frequência e em menor quantidade que outros, como equilíbrio, que será comentado na próxima semana.
"Nessa matéria, leitura de gráficos também é importante, envolvendo energia de ativação ou sobre a relação com a velocidade da reação”, afirma o professor Christian Carbone, do Cursinho Henfil.

                                     
Fonte:http://vestibular.uol.com.br/


Para ler a matéria completa clique no logo